Como conseguir parcerias para seu Blog

janeiro 14, 2019

Trabalhar com as mídias digitais ainda gera muitas dúvidas, principalmente se você está iniciando nessa área. Se você é blogueira iniciante, ou ja tem um blog a algum tempo e ainda não rentabilizou seu blog, este artigo é para você. Esse é um guia com passo a passo para você entrar em contato com as marcas/empresas. Você pode está ai pensando que parcerias e publicidades são apenas para as grandes influencers. Mas não! Se você tem um conteúdo que atrai um público engajado, por menor que seja, você pode sim está ganhando por essa influência sobre ele.

Conheça:

Como conseguir parcerias para seu Blog

Oii Amores! Tudo certo? Se o seu blog se tornou mais do que um simples hobby para você, chegou a hora de rentabilizar seus artigos.

Quando começar a pedir parcerias?

Como disse no começo do post não é necessário grandes números para fechar parcerias. Mas números são importantes! Afinal, você tem que estar falando para alguém. Seu conteúdo tem que estar chegando a seu público alvo. E esse público tem que está engajado com seu conteúdo.

Antes de tudo dê uma analisada no seu blog e nas redes sociais. Observe se a sua identidade visual está profissional e atrativa às marcas. Observe também seus conteúdos, o que você pode estar melhorando. Dê sempre o seu melhor tanto nos textos quanto nas imagens. Tudo ok? Bora para o próximo passo.

Como encontrar marcas para parcerias?

O melhor lugar para encontrar marcas/empresas para propor parcerias é o Instagram. Busque pelas hashtags #recebidos #publicidade #ad e navegue pelos perfis de influenciadores com o mesmo nicho que o seu. Faça uma listinha com as marcas que você mais se identificou. Siga e conheça marcas/empresas do seu nicho.

Conheça:
Influencer Academy

Como enviar uma proposta de parceria?

Apesar do Instagram ser o melhor lugar para encontrar marcas/empresas para parcerias, não é nada profissional enviar propostas por direct. O modo mais adequado é ir no site da marca/empresa e procurar pela página de 'contato'. Mas se no site não tiver essa opção,  vale enviar uma mensagem no direct do Instagram ou Facebook solicitando o email de contato.

Construa um email claro e objetivo sem muita enrolação. As marcas/empresas recebem inúmeros email por dia, quanto mais objetivo seu email for, mais chances de ser lido.

Coloque um título chamativo. Mas não esqueça de ser profissional. Faça uma introdução rápida falando um pouco sobre seu Blog e seu público. Como eu disse as empresas não têm muito tempo, então o melhor é você já chegar com um projeto de parceria pronto. Conte no email sua ideia de parceria e os benefícios que a marca/empresa terá em aceita-lá. Mas deixa claro que você está aberta a sugestões.

Se você já conhece a marca coloque junto ao email links com resenhas ou menções que você já fez da marca/empresa. Se ainda não conhece a marca/empresa o interessante seria primeiro conhecer. Você pode propor a marca que lhe envie produtos para você conhecer e contar sua experiência para seu público. 

Por último coloque suas informações de contatos com links diretos para seu Blog e Redes Sociais. E anexe seu mídia kit.

Ainda não tem Mídia Kit? Clique aqui e saiba como criar um.

Criei um modelo de email para vocês. Use a vontade!

Olá, bom dia! 
Meu nome é _____, sou responsável pelo blog _____, onde falo sobre _____(beleza, lifestyle, moda).Criei o blog em 20__ e, atualmente ele recebe mais de __ visualizações mensais. __% do meu público são mulheres de __ a __anos que confiam e consomem o que indico.Gostaria de propor uma parceria com a marca divulgando seus produtos no meu blog com posts no formato de resenhas. Seria bastante benéfico para ambas. Estou aberta à sugestões. 
Inclusive abaixo segue algumas resenhas: 
(Deixe o link e fotos de algumas resenhas que já tenha feito da marca. Assim ela vai ver que realmente você usa e conhece a marca).
Deixo também em anexo meu Mídia Kit com todas as informações sobre o Blog. 
Muito obrigada pela atenção. 
Atenciosamente 
(NOME)

O email é para você se inspirar na hora de criar o seu. Não esqueça de fazer a formatação para ficar do seu jeitinho.

Quanto devo cobrar?

Não tem uma regra para isso. O valor do seu publipost vai depender de varios fatore: horas trabalhadas, nicho, midias onde sera divulgado, e principalmente engajamento. No Blog Sernaiotto está disponível uma calculadora de publieditorial, onde você coloca suas estatísticas e ela dará um valor no qual você pode se basear para cobrar sua publicidade. Clique aqui para dar uma olhadinha. 

Tipos de parcerias/publicidade:

Permuta: usada principalmente por blogueiras iniciantes. A marca envia produtos em troca de divulgação. É super importante que a permuta seja combinada antes, pois se a marca enviar algo sem combinar o influencer não é obrigado a fazer a divulgação.
Publieditorial/Publipost: o influencer divulga a marca através de um post pago que pode ser por exemplo uma resenha. Esse tipo de post sempre deve ser sinalizado. Seja sincero! Nunca indique algo que você não gostou, sua influência está em jogo.
Cupons: a marca disponibiliza um cupom de desconto para seu público, e você ganha uma comissão por cada venda feita com seu cupom de desconto.

Vale a pena fazer permuta?

Se você é iniciante a resposta é sim. Essa é uma ótima forma de iniciar uma relação com a marca, e conhecer marcas novas também. E quando o trabalho é bem feito fica uma porta aberta para uma futura parceria paga. Agora se você já não é iniciante, produtos não serve mais como pagamento.

E quando a marca responder?

Muita calma nessa hora! Não responde afobada, irá parecer que você estar desesperada. Se a marca gostou da proposta é hora de negociar. Analisar os termos que a marca impôs e, verificar se vale a pena para você. O tempo que irá durar essa parceria, o valor e a data de pagamento. Nunca fecha nenhuma parceria sem antes esclarecer todas as dúvidas. Se a marca não interessou por sua proposta, responda agradecendo gentilmente e fale que está aberta a sugestões para parcerias futuras. 

Conheça:
Influencer Academy

O que fazer no final da parceria?

No final de uma parceria é interessante que você envie um relatório com os resultados da sua publicação. Nele coloque informações como: total de visualizações, comentários, feedback, cliques nos links, etc. Coloque também prints do Google Analytcs. E sempre agradeça. Isso irá deixar sempre uma porta aberta com a marca.

Leia também:

Você quer começar no mundo digital mas não sabe por onde começar? Conheça o Influencer Academy. Nele você irá aprender do zero a se tornar uma influencer profissinal de sucesso. Irá aprender a escolher seu nicho, a tirar suas ideias do papel, se organizar, fazer um Mídia Kit e rentabilizar seus blog e redes sociais. Além de aprender também a entrar em contato com marcas/empresas para parcerias.

Esse curso vai abrir sua mente para novas possibilidades. Conheça o Influencer Academy e comece agora mesmo a ganhar dinheiro com seu Blog e Redes Sociais.

Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários. 

Xoxo, Gleicy!

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8 comentários

  1. Posso dizer?
    Adorei esse teu post!! Ja salvei ele aqui. Nosso True Love vai completar 1 ano e vamos começar nessa empreitada de tentar rentabiliza-lo. Daí muito oportunas foram todas as tuas dicas! Obrigada!

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  2. Como sou nova nessa nova onda de parcerias com o blog sou meia leiga e foi de muita ajuda sua postagem, eu nunca fiz nenhuma parceria mas pretendo. Suas dicas são ótimas vou guarda-las para já estar preparada. Muito bom mesmo.

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  3. Gostei muito desse post pois é o tipo de dica que eu estou procurando agora! Já anotei algumas coisas e agora vou atrás de parcerias! haha

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  4. Amei teu blog! Essas dicas são fundamentais pra quem quer começar parcerias. Hoje eu tenho algumas fixas e felizmente já participei de vários projetos parceiros. A questão de enviar relatório é sempre bom. Mesmo para aqueles recebidos mais simples (brindes em eventos, por exemplo), que você fez apenas stories ou comentários, pois na hora de tentar a parceria você prova que já conhece de alguma forma a marca, e não está simplesmente atirando para todos os lados. Bjs!

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  5. Muito bacana da sua parte compartilhar com outros blogueiros essas orientações. Como uso o blog para escrever contos, não cogitei sobre parcerias. Esse post será útil com certeza!

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Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Deixe aqui nos comentários que respondo o mais rápido possível.

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